sexta-feira, 22 de agosto de 2014



O Acordeon

No lado direito do acordeon encontra-se o teclado possuindo três oitavas, pode ser de botões ou piano e o campo de registros (timbres de diferentes instrumentos) como Master (obrigatório, sendo o registro principal, com o som de acordeão), fagote, bandoneon, violino, clarinete, flauta, orgão, oboé, Bassoon, Piccollo, Musette, Clarinete, Bandoneon, órgão, Violino, Flauta, Flautim, Oboé, Saxofone entre muitos outros que dependerá da potencialidade do instrumento interferindo na sua extensão. O fole é responsável pela dinâmica e interpretação da música, é através da abertura e fechamento do fole que trabalhamos a duração da nota , os efeitos de vibrato, a dinâmica, etc. No lado esquerdo encontram-se os bordões, os baixos, que variam desde 8/12/24/48/60/72/96/120 baixos, também raridades de 140 baixos. 

Registro no Acordeon
Esses estão distribuídos de acordo com o círculo das quintas subindo e descendo  o círculo das quartas.  O  intervalo  entre  o  baixo  e o contrabaixo é de uma terça maior. Na diagonal os acordes apresentam-se nessa ordem: maior, menor, sétima e diminuta. Agora os acordes diminutos só são encontrados nos acordões de 120 baixos ou 140 baixos.


Acordeon Piano



O acordeon, pode ser diatônico, a Concertina é o nome pelo qual é conhecido o acordeão diatônico ou cromático apresentando botões dos dois lados ou piano como a imagem acima, sendo que no lado direito a disposição dos botões segue a ordem das escalas cromáticas. Além desses tipos, hoje existe o acordeon de baixo solto que é construído como o campo esquerdo do piano, sendo possível formar acordes mais sofisticados.

Os livros de história chinesa contam que  por volta  de  3000  a.C, durante o reinado do legendário "Imperador Amarelo", foram feitos diversos inventos. Tais como: o dinheiro, barcos e botes e sacrifícios religiosos. Huang Ti, o Imperador Amarelo, ordenou que um estudante, Ling Lun, fosse para para o lado oeste de uma montanha que abrangia o seu domínio a fim de encontrar um meio de reproduzir o canto de um pássaro denominado fênix. Ling retornou com o Cheng (ou Sheng).

Entre  lenda e realidade, foi o  primeiro  passo  para  a  criação  do acordeon. O Cheng é o primeiro instrumento de que se tem notícia a utilizar o princípio da vibração de palhetas, que é base do acordeon. Ele tem entre 13 e 24 tubos de bambu (taquara para os gaúchos), uma pequena cabaça  ligada a uma caixa que na qual o ar faz vibrar a cabaça.  Outros instrumentos  usando  esta  técnica   foram desenvolvidas no  Egito  antigo e  na Grécia.  Virtualmente  não modificado através dos séculos, o Cheng atraiu a atenção de fabricantes europeus de instrumentos musicais e foi introduzido na Europa por volta de 1777. 
 
Cheng ou Sheng
Buschman (Alemanha), em 1821, baseando-se nele construiu o Handeoline, o qual continha uma caixa com fole e teclado. Surge o primeiro instrumento realmente parecido com os modernos acordeões. Em 1829, Cyrillus Damian, um vienense, adicionou acordes aos baixos e patenteou o novo instrumento como Acordeon. Um impresso de 1835 ( escrito por Adolph Muller ) listava seis variedades de acordeões, todos diatônicos e nas tonalidades de Dó, Sól ou Ré. 


A fabricação em grande escala, começou na década de 1860, muitos desses fabricantes são familiares ainda hoje. Hohner, Paolo Soprani e Stradella foram as pioneiras. E desenvolvimento continua em passo acelerado, e importantes modificações foram feitas. O teclado de piano foi introduzido em 1863 facilitando a execução musical. Outra modificação foi o sistema "Stradella" de baixos, que é o padrão utilizado hoje em acordeões de todos os tipos que contenham mais de doze baixos. Além disso, o sistema de "registros" foi um dos grandes denominadores na popularização do acordeon, ele consiste em teclas que mudam o som do instrumento deixando-o mais pesado (encorpado), para as partes mais "entusiasmadas" das músicas, ou mais leve , para partes mais "calmas".
Com todos estes adicionais, não é surpresa que o acordeon tenha se popularizado tanto. Hoje, são tocadas músicas de vários instrumentos nele. Muitos compositores renomados já se utilizaram-no em concertos, tais como: Tchaikovsky, Berg, Paul Creston, Henry Cowell, Walter Riegger, Alan Hovhaness, Tito Guidotti, Lukas Foss, James Nightingale, William Schimmel, Ole Schmidt, Tjorborn Lundquist, Hugo Hermann, Richard Rodney, Bennett Douglas Ward, Wolfgang Jacobi, Nicolas Tchaikin. Além disso, muitos grupos de rock: The Beatles, Billy Joel, Neil Diamond, the Rolling Stones, Emerson, Lake & Palmer, Jimmy Webb, the Beach Boys, Bob Dylan e Nenhum de Nós ( banda gaúcha de rock ).

Um acordeon moderno.......



Aqui uma fabrica de acordeons

Vejam como se faz um acordeon........