O Acordeon
No
lado direito do acordeon encontra-se o teclado possuindo três oitavas, pode ser de botões ou piano e o
campo de registros (timbres de diferentes instrumentos) como Master (obrigatório, sendo o registro
principal, com o som de acordeão), fagote, bandoneon,
violino, clarinete, flauta, orgão, oboé, Bassoon, Piccollo, Musette,
Clarinete, Bandoneon, órgão, Violino, Flauta, Flautim, Oboé, Saxofone
entre muitos outros que dependerá da potencialidade do
instrumento interferindo na sua extensão. O fole é responsável pela dinâmica e
interpretação da música, é através da abertura e fechamento do fole que
trabalhamos a duração da nota , os efeitos de vibrato, a dinâmica, etc. No lado
esquerdo encontram-se os bordões, os baixos, que variam desde 8/12/24/48/60/72/96/120 baixos, também raridades de 140 baixos.
Registro no Acordeon |
Esses estão distribuídos de acordo com o círculo das quintas subindo e descendo o círculo das quartas. O intervalo entre
o baixo e o contrabaixo é de uma terça maior. Na diagonal os acordes
apresentam-se nessa ordem: maior, menor, sétima e diminuta. Agora os acordes diminutos só são encontrados nos acordões de 120 baixos ou 140 baixos.
Acordeon Piano |
O acordeon, pode ser diatônico, a Concertina é o nome pelo qual é conhecido o acordeão diatônico ou cromático
apresentando botões dos dois lados ou piano como a imagem acima, sendo que no lado direito a disposição dos
botões segue a ordem das escalas cromáticas. Além desses tipos, hoje existe o
acordeon de baixo solto que é construído como o campo esquerdo do piano, sendo
possível formar acordes mais sofisticados.
Os
livros de história chinesa contam que por volta de 3000 a.C, durante o reinado
do legendário "Imperador Amarelo", foram feitos diversos inventos.
Tais como: o dinheiro, barcos e botes e sacrifícios religiosos. Huang Ti, o
Imperador Amarelo, ordenou que um estudante, Ling Lun, fosse para para o lado
oeste de uma montanha que abrangia o seu domínio a fim de encontrar um meio de
reproduzir o canto de um pássaro denominado fênix. Ling retornou com o Cheng
(ou Sheng).
Entre lenda e realidade, foi o primeiro passo para a criação do acordeon. O
Cheng é o primeiro instrumento de que se tem notícia a utilizar o princípio da
vibração de palhetas, que é base do acordeon. Ele tem entre 13 e 24 tubos de
bambu (taquara para os gaúchos), uma pequena cabaça ligada a uma caixa que na qual o ar faz vibrar a cabaça. Outros
instrumentos usando esta técnica foram desenvolvidas no Egito antigo e na
Grécia. Virtualmente não modificado através dos séculos, o Cheng atraiu a
atenção de fabricantes europeus de instrumentos musicais e foi introduzido na
Europa por volta de 1777.
Cheng ou Sheng |
Buschman (Alemanha), em 1821, baseando-se nele construiu o Handeoline, o qual
continha uma caixa com fole e teclado. Surge o primeiro instrumento realmente
parecido com os modernos acordeões. Em 1829, Cyrillus Damian, um vienense,
adicionou acordes aos baixos e patenteou o novo instrumento como Acordeon. Um
impresso de 1835 ( escrito por Adolph Muller ) listava seis variedades de
acordeões, todos diatônicos e nas tonalidades de Dó, Sól ou Ré.
A fabricação em grande escala, começou na década de 1860, muitos desses
fabricantes são familiares ainda hoje. Hohner, Paolo Soprani e Stradella foram
as pioneiras. E desenvolvimento continua em passo acelerado, e importantes
modificações foram feitas. O teclado de piano foi introduzido em 1863
facilitando a execução musical. Outra modificação foi o sistema
"Stradella" de baixos, que é o padrão utilizado hoje em acordeões de
todos os tipos que contenham mais de doze baixos. Além disso, o sistema de
"registros" foi um dos grandes denominadores na popularização do
acordeon, ele consiste em teclas que mudam o som do instrumento deixando-o mais
pesado (encorpado), para as partes mais "entusiasmadas" das
músicas, ou mais leve , para partes mais "calmas".
Com todos estes adicionais, não é surpresa que o acordeon tenha se popularizado
tanto. Hoje, são tocadas músicas de vários instrumentos nele. Muitos
compositores renomados já se utilizaram-no em concertos, tais como:
Tchaikovsky, Berg, Paul Creston, Henry Cowell, Walter Riegger, Alan Hovhaness,
Tito Guidotti, Lukas Foss, James Nightingale, William Schimmel, Ole Schmidt,
Tjorborn Lundquist, Hugo Hermann, Richard Rodney, Bennett Douglas Ward,
Wolfgang Jacobi, Nicolas Tchaikin. Além disso, muitos grupos de rock: The
Beatles, Billy Joel, Neil Diamond, the Rolling Stones, Emerson, Lake &
Palmer, Jimmy Webb, the Beach Boys, Bob Dylan e Nenhum de Nós ( banda gaúcha de
rock ).
Um acordeon moderno.......
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